5 dicas para preparar o seu site para as datas comemorativas

As datas comemorativas são um gatilho muito importante para aumentar as vendas, principalmente quando se trata de varejo. Elas se tornam ainda mais rentáveis quando se trata de uma data na qual a tradição é presentear os amigos e parentes queridos como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras.

Também existem as datas criadas pelas lojas como Black Friday, Dia do Consumidor, Mês das mulheres, etc. A essência dessas datas é estimular o consumo e fazer com que a sua marca, serviço ou produto seja mais conhecido pelo seu público.

Sabemos que na internet tudo acontece mais rápido, por isso, a maioria das lojas de varejo apostam em campanhas criativas, com conteúdos que atraiam o consumidor. Existem várias possibilidades de atingir o público como: anúncios nas redes sociais, landing page, conteúdo interativo, etc.

Nas lojas físicas, geralmente, vemos cartazes e preços atrativos, mas no e-commerce o que é possível fazer? Para lhe ajudar na hora de definir a melhor estratégia, reunimos 5 dicas para preparar o seu site para as datas comemorativas. Vamos lá! 

1) Planejamento anual

Não tem escapatória, qualquer ação de marketing precisa de um planejamento, pois é nessa etapa que você vai definir quais as datas mais importantes e o que combina mais com a ocasião.

Exemplo: 

1) Dia do Amigo – fazer uma landing page para indicar amigos e ganhar um brinde. 

2) Dia dos irmãos – Na compra de um caderno, você ganha outro igual para dar de presente para o seu irmão. Nas regras da promoção podemos pedir que a pessoa compartilhe nas redes sociais dela, aumentando o número de visualizações e consequentemente, aumentando o tráfego do site.

Nessa etapa é imprescindível fazer um planejamento com bastante antecipação, mesmo que algumas coisas possam ser ajustadas ao longo do ano, a maioria das campanhas precisam de início, meio e fim. Então não adianta somente fazer duas publicações sem investimento nenhum e esperar grandes resultados. 

Planejamento faz toda a diferença! 

2) E-mail Marketing 

Não é novidade que os e-mails são muito eficazes para despertar o interesse do seu público, entregar conteúdo valioso e informar sobre promoções e descontos. Por isso, não deixe de fora da sua estratégia os e-mails.

A dica é criar um fluxo de e-mails no qual você envia conteúdos que são úteis para aquele determinado público, levando ele para o seu site e, consequentemente, estimulando as vendas. 

Capriche nos títulos, elementos visuais e conteúdo útil. Pense bem se você abriria aquele e-mail caso ele chegasse na sua conta pessoal. Outro ponto importante é a frequência, não adianta enviar um por mês, mas também é bem chato receber e-mails todos os dias insistindo no mesmo assunto. 

Bom senso nunca é demais! 

3) Hotsite para captar leads

O hotsite serve muito para lançamento de produtos e ações bem específicas, pois ele irá captar leads e em troca você oferece descontos, cupons, e-books, entre outros benefícios.

A ideia é captar a atenção do seu público para que ele deixe contato (e-mail, whatsapp, telefone) e você consiga efetuar a venda em um outro momento. 

Essa estratégia vale muito para cursos online, pois você consegue medir quem realmente está interessado naquele serviço ou também para a pré-venda de algum produto exclusivo. 

4) Redes Sociais

Como mencionamos no primeiro item, aqui vai depender muito do planejamento. Mas é muito importante que as redes sociais entrem nessa estratégia para gerar curiosidade e levar o público ao site, aumentando o tráfego.

Você pode elaborar uma série de publicações que falem sobre as propriedades do produto, o depoimento de quem já comprou, ou porque ele foi importante para aquelas pessoas naquele momento. 

Essa é uma ótima oportunidade para despertar o interesse e impactar o seu público. 

5) Seção no site

Uma estratégia bastante utilizada pelos e-commerces é fazer uma seção dentro do próprio site para reunir os produtos que estão em oferta. Isso direciona o consumidor, dá um norte a ele dentro do site, é como se fosse uma arara em loja de roupas que estivesse escrito promoção. 

Outra vantagem de criar uma seção dentro do site é que você pode trabalhar esse link nas redes sociais e conseguirá monitorar o que deu certo nessa estratégia.

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